Debate Teórico Relevância para a Profissão
Temas: Calcificação X Pigmentação
Calcificação: Processo fisiológico que intervém na formação dos ossos e que consiste no depósito de sais de cálcio, promovendo uma deposição de cálcio em qualquer parte do organismo que, em estado normal não havia.
Curiosidades:
- Diariamente ocorrem aporte e eliminação de cálcio no corpo;
- Cerca de 1g de cálcio é absorvido pelo organismo;
- O cálcio tem sua regulação através de alguns hormônios (PTH / calcitonina) e vitaminas D;
- A calcificação refere-se, também, a processos de amadurecimento pessoal, levando em consideração um exemplo como o processo de união dos ossos do crânio que ao anquilosar protegem de fato o encéfalo.
- A calcificação patológica pode ser analisada através da calcificação distrófica, calcificação metastática, calcificação idiopática, calcificação iatrogênica e/ou cálculos.
- O entendimento do processo calcificação torna-se intensa relevância para o fisioterapeuta devido sua ligação com muitas patologias atendidas nessa área de atendimento a saúde.
- A calcificação deve ser amplamente entendida por estudantes de fisioterapia que pretendem especializar-se em algumas áreas como: Trauma, Osteopatia, Quiropraxia, entre outras.
Pigmentação: Deposição de pigmentos nos tecidos, especialmente na pele sejam estes exógenos e/ou endógenos.
- Pigmentos são substâncias coloridas que podem ser constituintes da própria célula ou acumulada nas células por circunstâncias especiais;
- Em geral são divididos em dois grupos: pigmentos exógenos e pigmentos endógenos;
- Pode ser uma via de analise rápida para identificação de alguma patologia que esteja sendo acometida em pacientes;
- Tem uma importância relevante nas áreas médicas que estudam doenças de pele e neonatologia;
- Na fisioterapia torna-se importante nos profissionais que buscam especializar-se na área de dermato-funcional e se faz necessário seu entendimento por todo profissional de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário