sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Degeneração Celular

Trata-se de um tipo de alteração celular regressiva que ocorre na célula devido acúmulo de substâncias no interior das células, essas substâncias normalmente são imperceptíveis ou perceptíveis em pequenas quantidades, já são consideradas como existentes no espaço extra celular por alguns autores.
Dois motivos que podem promover a degeneração, entre outros, são:
  • Aumento do aporte -  nesse caso ocorre o aumento do aporte, porém a eliminaçõe permanece na mesma quantidade anterior. Vale lembrar que esse processo de degeneração é reversível uma vez que quando o aporte diminui a célula, com o tempo, consegue diminuir a quantidade do aporte adiquirido a mais e volta a seu estado normal.
  • Diminuição da eliminação - nesse caso, ao contrário do anterior, ocorre a manutenção do volume de aporte e a diminuição do volume que está sendo eliminado. Mas como no primeiro caso, trata-se de um processo reversível, sende que essa ireversibilidade ocorre após a normalidade do volume de eliminação.
POde ocorrer, também, alguns outros processos que promovem a degeneração celular como: aumento da formação de substâncias e baixa no metabolismo.

FONTE: O conteúdo desta postagem referem-se a transcristos feitos em sala na aula ministrada pelo professor da disciplina de Patologia Flávio Furtado, no 12/08/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário