sábado, 20 de novembro de 2010

Degeneração Gordurosa

A degeneração gordurosa difere de adiposidade, pois esta é o acúmulo de gordura no inerstício e aquela é a infiltração de gordura no interior do parênquima celular.
Embora sejam diferentes, a adiposidade pode gerar uma degeneração gordurosa.
Na degeneração gordurosa, o lipídio predominante é o triglicerídio.
Tanto uma dieta rica em gordura (excesso de gordura no fígado), quanto pobre em proteína (são as proteínas que carregam a gordura do fígado para os tecidos) podem gerar uma degeneração gordurosa).
                                  


Derrame Pleural Exsudativo



sábado, 13 de novembro de 2010

Comentários Sobre Participação no Congresso


Alguns alunos da FALS participaram entre os dias 04/11 a 07/11 do II Congresso Científico de Fisioterapia - CONCIFI, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram abordados temas inovadores à áreas de atuação fisioterapeuticas, bem como, pudemos participar de mini-cursos nos quais foram apresentadas novas técnicas no tratamento manuel e alguns estudos de caso em reabilitação de joelho e estabilizãção lombo-pélvica.
Infelizmente nem todos os alunos participaram ativamente do evento, porém esse fato, de certa forma, está relacionado a própria organização do evento, ou seja, a falta dessa organização fez com que perecebessemos que os eventos proporcionados na FALS, e nem sempre valorizados pelos alunos, supera as especttivas de um evente como CONCIFI e ainda tem a vantagem de ser em casa, ou seja, sem custos adicionais e assim prestigiariamos nossa futura ptofissão na nossa própria instituição.

Fonte: Comenrtários de Palloma Fernandes da Costa. 

Hematoma


Hematoma é o acúmulo de sangue extravasado em uma párea traumatizada, seja num acidente ou numa cirurgia.
Quando sofremos uma pancada em alguma parte do corpo, os vasos sanguíneos superficiais se rompem e o sangue se espalha sob a pele, deixando um rastro arroxeado.
Além de inchar, a área fica dolorida e quente, sintomas típicos do processo inflamatório, que é uma reação do organismo para estimular a regeneração da região afetada.
O tempo de duração varia de alguns dias a semanas, depende da área afetada e da proporção, além da resposta individual de cada um. À medida que vai sarando a coloração muda para um tom verde e amarelo.

Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/doencas-saude/hematoma.htm



Hemorragia Cavidade Bucal




Hemorragia oriunda de trauma na cavidade bucal. A avulsão acidental de dentes provoca o rompimento da parede vascular, ocasionando o extravasamento de sangue. Observe que a hemorragia é caracterizada por fluxo de sangue bem vermelho e brilhante. O sangue coagulado, presente na região dos lábios, é mais escuro e opaco. Essa distinção entre sangue vivo, hemorrágico, e o sangue coagulado é útil para o diagnóstico de quadros hemorrágicos, os quais, por vezes, necessitam de cuidados emergenciais, com suporte médico-hospitalar.


Hemorragia


Hemorragia ou sangramento é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cardio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Ocorre também um aumento da freqüência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco.